CAMPS

Aos Jovens do CAMP de Santos:


Está sessão do blog “17 minutos de Inglês” é destinada especialmente a vocês. Será uma ferramenta a mais para auxiliar os estudos dentro do módulo de Inglês do curso de preparação do CAMPS para as Turmas 17, 18, 19 e 20 do ano de 2012. Bons estudos!

Teacher: João Vinícius 




Por que Aprender Inglês? 

Em um primeiro momento se faz necessário entender a importância que o idioma inglês tem nos dias atuais. Para vocês jovens que estão se preparando para iniciar a vida profissional é bacana compreender quais são os parâmetros que qualificam ou não um candidato a um emprego.
No módulo de Inglês teremos uma noção básica, vamos refletir sobre o que já conhecemos do idioma, somaremos mais conhecimento, com atividades prática, simples, porém objetiva.

Aqueles que forem trabalhar na área de Comércio Exterior, por exemplo, verão que o idioma Inglês aparece em vários momentos. Seja ao observar uma negociação, em uma documentação estrangeira ou até mesmo nas embalagens dos produtos importados. E vocês já sabem que grande parte das empresas “parceiras” do CAMPS são dessa área.



Como aprender?

Para que possamos aprender o idioma inglês será preciso quebrar algumas barreiras. O INGLÊS NÃO É difícil! Na verdade o inglês é diferente o bastante do nosso idioma a ponto de estranharmos quando ouvimos as pessoas falando. Mas se analisarmos com um pouco mais de atenção vamos perceber que muitas coisas vão nos parecer familiar. Nosso primeiro ponto de reflexão é o seguinte: O que nós já conhecemos do idioma Inglês? Façamos essa pergunta para nós mesmos.



Mnemotécnica


A proposta que vamos utilizar nesse curso baseia-se no sistema natural de aprendizagem chamado de "mnemotécnica", ou seja, aprender o inglês da mesma forma que aprendemos a falar a língua materna (vendo, ouvindo e repetindo), tendo contato direto com o idioma por meio de imagens, ações e demais estímulos. Quando apreendemos português, primeiramente falamos, depois aprendemos a ler, escrever e só então estudamos a gramática. Nós utilizaremos o mesmo método com técnicas de memorização, associando e não traduzindo, visto que é muito importante pensar em inglês.




Cognatos


Você pensa que não sabe “nada de Inglês”? Confira o que são cognatos, e descubra o quanto você já sabe!

Os cognatos são palavras que têm a mesma origem – ou que são relacionadas de alguma maneira a outras em um idioma diferente. Em geral podem ser deduzidas sem qualquer conhecimento prévio. Click na imagem ao lado e veja alguns exemplos – todas as palavras estão em inglês.



No texto a seguir nós podemos observar muitas palavras bem parecidas com a língua portuguesa. Inicialmente vamos associar algumas imagens às palavras em inglês. Depois destacamos as palavras “transparentes”. É assim que nós vamos chamar os cognatos, vamos chamar de palavras transparentes.



Why learn English?
Because English is the most important language in the world. Some facts prove that: English is the international language of air and sea travels, of computing, of pop music, of politics, of science and medicine, sports, TV and films.


click na imagem


Why learn English?

Because English is the most important language in the world. Some facts prove that: English is the international language of air and sea travels, of computing, of pop music, of politics, of science and medicine, sports, TV and films.




Artigos indefinidos

Em inglês, de um modo geral, o artigo indefino é o “a”, porém dependendo do som do substantivo que se quer indefinir, este “a” torna-se “an”.
Enquanto no português os artigos indefinidos são o: um, uma, uns e umas, no inglês as únicas formas são o “a” e o “an”.
Exemplos:
a computer (uma cadeira)
an apple (uma maçã)

Fica aqui uma importante observação. Com o idioma inglês nós não podemos indefinir no plural como no português normalmente fazemos. Exemplo: umas maçãs. Se for o caso, podemos utilizar “apples” sem artigo nenhum.

 Quando se usa “a” e o “an”?

Dependo do som que se inicia na palavra (ideia) que quer se indefinir.
a – usa-se antes de palavras que possuem som de consoante.
Exemplos: a red apple, a mouse, a chair;
an – usa-se antes de palavras que iniciam com som vocálico, ou seja, som de vogais. Exemplos: an orange, an eye, an ear;

Obs.: no inglês tem palavras que se iniciam com a letra “h” e possuem som de “rr”, sendo assim estas palavras pedem o artigo indefinido “a” (a house). Há também palavras que se iniciam com “h” mudo, portanto o artigo indefinido a ser usado é o “an” (an honest man).

Exceção:
Em palavras iniciadas pela letra “u”, mas esse “u” possuir som de “yu”, vamos considera-la como som de consoante. Sendo assim o artigo indefinido a ser usado é o “a” (a universe).




To be
O verbo to be no presente possui três formas: am, are e is.
O am é sempre acompanhado do pronome pessoal I (eu). Se eu quiser falar “eu sou um estudante” ou “eu estou em casa”, fica assim:
I am a student.
I am at home.

O “are é utilizado na segunda pessoa, ou seja, a pessoa com quem estou conversando, falando ou ouvindo diretamente. Mas também posso utilizar o “are pra todas as pessoas do plural. Ou seja, se preciso utilizar o to be e estou conversando ou me referindo com mais de uma coisa ou pessoa, não tenha dúvidas, utilize o “are.
You are my friend. (Você é meu amigo)
You are my parents. (Vocês são meus pais)
We are happy. (Nós somos felizes)
They are there. (Eles estão lá)
Ana Paula and Pedro are here. (Ana Paula e Pedro estão aqui)

Resumindo, utilizamos o are com os pronomes You (singular e no plural), We (nós), They (Eles ou elas) e também quando aparecer o nome de uma ou mais pessoas (terceira pessoa do plural – aquelas pessoas ou coisas a que se referimos dentro de um diálogo ou texto)

Is” – Corresponde às palavras (verbos conjugados no presente) “é” e “está”. “O garote é alto” “A garota está doente”. Utilizamos o “is” apenas na terceira pessoa do singular (o assunto do texto, da transmissão ou do diálogo). Se eu estou conversando com alguém sobre o jogo de futebol de ontem, “o jogo de futebol” é a terceira pessoa. Se eu estou ouvindo alguém falar sobre a vizinha de fulano, “a vizinha de fulano” é a terceira pessoa.
He is an old man. (Ele é um homem velho)
André is there! (O André está lá!)
It is my dog (Ele [isto] é o meu cachorro)

Resumindo: Podemos utilizar o “is” acompanhado dos pronomes pessoais he, she e it ou também de nome de uma pessoa, animal ou objeto, desde que seja apenas um (1). Então “Is” somente para sentenças no singular. Very easy! (Muito fácil)



Observem que pra se trabalhar com to be em forma de pergunta, nós passamos o verbo pra frente do sujeito. Já na negação é só acrescentar a partícula “not” depois do to be.

I am a doctor.
Am I a doctor?
I am not a doctor.

He is a dentist.
Is he a dentist?
He is not a dentist.
    is + not = (isn´t) = He isn’t a dentist.

She is an artist.
Is she an artist?
She is not (isn´t) an artist.

They are my friends.
Are they my friends?
They are not my friends.
     are + not = (aren´t) = They aren’t friends.
 


Assista a primeira aula do projeto Projovem Inglês do Governo Federal. É bem dinâmico e vai acrescentar muito no seu aprendizado.






Pronomes Demonstrativos




This – (este – este – esta - isto)


This pencil is red.

This is new blog.


That – (AQUELE – AQUELA – AQUILO – ESSE – ESSA – ISSO)
That book on her table is mine.
That is our chance!
These – (estes – estas)
These computers are new.
I need these magazines on the lower shelf.
Those – (aqueles – aquelas – esses – essas)
Those cars are expensive.
Those are good men.
Exercise
Change to plural form:
a)   This bird is ugly. (These birds are ugly.)
b)   b) That cookie is delicious. (_____________________)
c)   This boat is small. (_____________________)
d)   That elephant is big. (_____________________)
e)   This actor is famous. (_____________________)
Change to singular form:
a)   These hats are magic. (This hat is magic.)
b)   Those cars are bad. (_____________________)
c)   These computers are new. (_____________________)
d)   Those rabbits are cute. (_____________________)
e)   These pies are good. (_____________________)


Possessive Adjectives
Essa classe de palavras sempre vem acompanhada de um substantivo. É um tipo de adjetivo que passa a ideia (qualidade) de posse. Veja a tabela:


I

my

That is my pencil.

Aquela é a minha caneta.

you

your

What’s your name?

Qual é o teu nome?

he/she/it

his/her/its

His car is new./ Those are her brothers.

O carro dele é novo./ Aqueles são os irmãos dela.

we

our

Welcome to our English class!

Bem vindo a nossa aula de inglês!

you

your

What are your addresses?

Quais são os teus endereços?

they

their

Let’s follow their plan.

Vamos seguir o plano deles.


my = adjetivo possessivo
pencil = substantivo

Exercise
Complete with possessive adjectives:
      a)      Jim is from New York and _his_ teacher is from New Jersey.
      b)      Maria is from Mexico and ____ doctor is from California.
      c)      I am from São Paulo and ____ mother is from Campinas.
      d)      Mark and Kenny are American and ____ friends are Brazilian.
      e)      Pierre and I are French and ____ uncle is English.
      f)       Tom and you are engineers and ____ phone number is 5658-9687.
      g)      Ana and ____ teacher are from Santos.


Para finalizar assista a segunda aula do projeto "ProJovem Inglês":









Let’s to work with present tense!Nesta aula nós vamos trabalhar com o “Simple Present” e o “Present Continuous”.

Importante: Anote no caderno todo conteúdo marcado assim:

Simple Present

Nós usamos o presente simples para tencionar o verbo de uma forma que passa a ideia de algo que fazemos com uma determinada frequência ou pelo menos costumamos a fazer.

For example:

Marcos eats chocolate. (Marcos come chocolate – Isso não significa que esteja comendo chocolate agora, mas ele gosta de chocolate).

She drinks orange juice. (Ela bebe suco de laranja – Isso não quer dizer que ela necessariamente esteja bebendo o suco agora, mas ela costuma fazer isso).


De uma forma geral podemos conjugar os verbos acrescentando a letra “s” na terceira pessoa do singular. Nas outras pessoas o verbo mantem a forma infinitiva.

I eat apple pie.
You drink soda.
Luis drinks lemonade. / Mary eats orange pie. / It eats pet food.
We drink water.
You eat vegetables.
They eat fruits.

Se compararmos com o português fica claro que conjugar os verbos em inglês é muito mais simples.

Existem verbos em inglês que para conjugar na terceira pessoa do singular é um pouco diferente. Por exemplo, o verbo “to study” (estudar) na terceira pessoa fica: He studies math every days. (Ele estuda matemática todos os dias). Notaram que study na terceira pessoa muda para studies.

Entre outros verbos em que a modificação na terceira pessoa do singular é diferenciada destaco mais este: “to have” o verbo ter no sentido de possuir.

I have a big hat and he has a small hat. 
(Eu tenho um chapéu grande e ele tem um chapéu pequeno). Observaram que o primeiro verbo em destaque mantem o formato original (infinitivo – have) e o segundo, por estar na terceira pessoa do singular passa para “has”.

I have – You have – He/She/It has – We have – They have

Segue abaixo uma sequencia de vídeos que explicam como formular perguntas e negações com o "Simple Present":











Present Continuous

O “Present Continuous” passa a ideia de algo que esteja acontecendo agora. Para isso vamos precisar:

Verb to be + Main verb with “ing
(Verbo estar + Verbo principal com “ing”).

She is drinking water now.
(Ela está bebendo água agora).

I am talking with you!
(Eu estou falando com você!).

We are eating fruits now.
(Nós estamos comendo frutas agora).





Segue abaixo uma sequencia de vídeos do "ProJovem Inglês":












Simple Past

É o tempo verbal que passa a ideia das coisas que já aconteceram e estão presas ao passado. É muito fácil conjugar, pois possui o mesmo formato para todas as pessoas: I played, he played, they played (eu joguei, ele jogou, eles jogaram)... Para formar o passado simples nós precisamos acrescentar “ed” no final dos verbos regulares.

Os verbos irregulares possuem formas diferentes, sendo assim, se faz necessário consultar uma lista de verbos irregulares:

Simple Present: I eat eggs every morning. (Eu como ovos todas as manhãs).

Simple Past: I ate eggs last morning. (Eu comi ovos na última manhã).
No exemplo acima o verbo “(to) eat” é irregular e possui sua forma no passado “ate”.

Verb
Past Simple
arise
arose
babysit
babysat
be
was / were
beat
beat
become
became
bend
bent
begin
began
bet
bet
bind
bound
bite
bit
bleed
bled
blow
blew
break
broke
breed
bred
bring
brought
broadcast
broadcast
build
built
buy
bought
catch
caught
choose
chose
come
came
cost
cost
cut
cut
deal
dealt
dig
dug
do
did
draw
drew
drink
drank
drive
drove
eat
ate
fall
fell
feed
fed
feel
felt
fight
fought
find
found
fly
flew
forbid
forbade
forget
forgot
forgive
forgave
freeze
froze
get
got
give
gave
go
went
grow
grew
hang
hung
have
had
hear
heard
hide
hid
hit
hit
hold
held
hurt
hurt
keep
kept
know
knew
lay
laid
lead
led
leave
left
lend
lent
let
let
lie
lay
light
lit
lose
lost
make
made
mean
meant
meet
met
pay
paid
put
put
quit
quit
read
read
ride
rode
ring
rang
rise
rose
run
ran
say
said
see
saw
sell
sold
send
sent
set
set
shake
shook
shine
shone
shoot
shot
show
showed
shut
shut
sing
sang
sink
sank
sit
sat
sleep
slept
slide
slid
speak
spoke
spend
spent
spin
spun
spread
spread
stand
stood
steal
stole
stick
stuck
sting
stung
strike
struck
swear
swore
sweep
swept
swim
swam
swing
swung
take
took
teach
taught
tear
tore
tell
told
think
thought
throw
threw
understand
understood
wake
woke
wear
wore
win
won
withdraw
withdrew
write
wrote


Caso tenhas necessidade de conhecer o significado ou a tradução dos verbos utilizados neste post, utilize os serviços de tradução do google.
Existe um grupo de verbos que podem ser irregulares, mas possuem (ou podem ser usados) com a forma de um verbo regular, ou seja, acrescentando “ed”.

Verb
Past Simple
burn
burned OR burnt
dream
dreamed OR dreamt
learn
learned OR learnt
smell
smelled OR smelt


Por fim mais outro grupo de verbos irregulares. Estes possuem a mesma forma do infinitivo.

Verb
Past Simple
bet
bet
broadcast
broadcast
cut
cut
hit
hit
hurt
hurt
let
let
put
put
quit
quit
read
read
set
set
shut
shut
spread
spread



Interrogative Form and Negative Form:

Para utilizar uma frase no passado em forma de pergunta basta utilizar o verbo o auxiliar “did”, passar o verbo para o infinitivo (o mesmo formato do presente simples) e é lógico, não se esquecer do ponto de interrogação.

I studied English yesterday. (Eu estudei inglês ontem). Verbo: To study

Did I study English yesterday?

She bought a beautiful hat. (Ela comprou um lindo chapéu). Verbo: to buy

Did she buy a beautiful hat?


Na negativa nós utilizamos o “did” + “not” antes do verbo = didn’t. Isso vale para todas as pessoas:

She didn’t buy a beautiful hat. (Ela não comprou um chapéu bonito.)



Simple Future

Para formar o futuro simples basta colocar “will” antes do verbo.

I will play soccer next week. (Eu jogarei futebol na próxima semana)

She will drink water after the game. (Ela beberá água após o jogo)

Para formular uma pergunta com o futuro é só inverter a posição do “will” com o sujeito da frase, assim como nós fazemos com o “to be”:

Will Mary do her homework? (Mary fará sua lição de casa?)


Para negarmos nós acrescentamos a partícula “not” após o “will”:

Mary will not do her homework. ( Mary não fará sua lição de casa.)

Podemos e devemos contrair: will + not = won’t.

Mary won’t do her homework.



Future: going to

Para formar o futuro das coisas, digamos mais certas e planejadas nós precisamos:

to be (conjugado no presente) + going to + verbo principal

Mary is going to do her homework. (Mary vai fazer sua lição de casa.)

I’m going to play soccer next week. (Eu vou jogar futebol na próxima semana).


Pra finalizar:

Interrogatiove Form (Am I going to play soccer?)

Negative Form (I’m not going to play soccer.)







Treine para a prova!!! (Exercícios respondidos)






1)      Coloque as frases no plural. Preste atenção nos pronomes e verbos!

a)   You are a teacher.

You are teachers.


b)   He is a farmer. (farmer = fazendeiro, agricultor)

They are farmers.



2)      Use the correct article (a or an):

an orange               a teacher
a banana             an honest person


3)      Put the sentences in the interrogative and negative forms:

a)      I am an English teacher.

Am I an English teacher?
I am not a English teacher.


b)      They travel to Sao Paulo every weekend.

Do they travel to São Paulo every weekend?
They don’t travel to São Paulo every weekend.


c)         They bought magazines on Sunday. (“bought” é o passado de “buy” = verbo comprar)

Did they buy magazines on Sunday?
They didn’t buy magazines on Sunday.



O vídeo a seguir será importante para o dia da prova. Assista ele quantas vezes forem necessárias:





Obs: A prova será baseada nesses 3 exercícios e no vídeo acima. Bons estudos!


6 comentários:

  1. nossa muito bacana,antes do camps minha vida era so estudar e no futuro proximo trabalhar,agora vejo que pra trabalhar é presiso de mas complemento.e esse complemento e uma ferramenta que devemos levar para toda a vida,que é a lingua inglesa.quem abriu meus olhos foi o camps com a copetencias de seus trabalhadores de sua area.

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  2. Com esse blog fica muuuuuuito mais facil aprender, valeu professor

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  3. foi muito útil,para mm estudar....
    obrigado professor joão.
    só queria que o senhor reprisasse esse vídeo na sala antes da prova...
    seria muito bom,mas a ajuda já foi bem vinda.
    thanks,teacher!!

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  4. Brigada Professor , ajudou bastante ... TURMA 20 \O/ Michelle aqui

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  5. Também gostaria que o senhor reprisasse o vídeo na sala antes da prova, seria ótimo para lembrar as palavras!!!

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  6. Achei bem legal , essa história de ter um blog , eu mesmo , consegui entender melhor com o blog , do que em sala de aula !
    Thanks , Teacher !

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