Está sessão do blog “17 minutos de Inglês” é destinada
especialmente a vocês. Será uma ferramenta a mais para auxiliar os estudos
dentro do módulo de Inglês do curso de preparação do CAMPS para as Turmas 17,
18, 19 e 20 do ano de 2012. Bons estudos!
Teacher: João Vinícius
Por que Aprender Inglês?
Em um primeiro momento se faz necessário entender a importância que o idioma inglês tem nos dias atuais. Para vocês jovens que estão se preparando para iniciar a vida profissional é bacana compreender quais são os parâmetros que qualificam ou não um candidato a um emprego.
Aqueles que forem trabalhar na área de Comércio Exterior, por exemplo, verão que o idioma Inglês aparece em vários momentos. Seja ao observar uma negociação, em uma documentação estrangeira ou até mesmo nas embalagens dos produtos importados. E vocês já sabem que grande parte das empresas “parceiras” do CAMPS são dessa área.
Como aprender?
Para que possamos aprender o idioma inglês será preciso
quebrar algumas barreiras. O INGLÊS NÃO É difícil! Na verdade o inglês é
diferente o bastante do nosso idioma a ponto de estranharmos quando ouvimos as
pessoas falando. Mas se analisarmos com um pouco mais de atenção vamos perceber
que muitas coisas vão nos parecer familiar. Nosso primeiro ponto de reflexão é
o seguinte: O que nós já conhecemos do idioma Inglês? Façamos essa pergunta
para nós mesmos.
Mnemotécnica
A proposta que vamos utilizar nesse curso baseia-se no
sistema natural de aprendizagem chamado de "mnemotécnica", ou seja,
aprender o inglês da mesma forma que aprendemos a falar a língua materna
(vendo, ouvindo e repetindo), tendo contato direto com o idioma por meio de
imagens, ações e demais estímulos. Quando apreendemos português, primeiramente
falamos, depois aprendemos a ler, escrever e só então estudamos a gramática.
Nós utilizaremos o mesmo método com técnicas de memorização, associando e não
traduzindo, visto que é muito importante pensar em inglês.
Cognatos
Você pensa que não sabe “nada de Inglês”? Confira o que são cognatos, e descubra o quanto você já sabe!
Os cognatos
são palavras que têm a mesma origem – ou que são relacionadas de alguma maneira
a outras
em um idioma diferente. Em geral podem ser deduzidas sem qualquer conhecimento
prévio. Click na imagem ao lado e veja alguns exemplos – todas as palavras estão em inglês.
No texto a seguir nós podemos observar muitas palavras
bem parecidas com a língua portuguesa. Inicialmente vamos associar algumas
imagens às palavras em inglês. Depois destacamos as palavras “transparentes”. É
assim que nós vamos chamar os cognatos, vamos chamar de palavras transparentes.
Why learn English?
Because English is the most important language in the world. Some facts prove that:
English is the international language of air and
sea travels, of computing,
of pop music,
of politics,
of science and medicine, sports, TV and films.
click na imagem
Why learn English?
Because English is the most important language in the world. Some facts prove that:
English is the international language of air and
sea travels, of computing,
of pop music,
of politics,
of science and medicine, sports, TV and films.
Artigos
indefinidos
Enquanto
no português os artigos indefinidos são o: um, uma, uns e umas, no inglês
as únicas formas são o “a”
e o “an”.
Exemplos:
a computer (uma
cadeira)
an apple (uma
maçã)
Fica
aqui uma importante observação. Com o idioma inglês nós não podemos indefinir
no plural como no português normalmente fazemos. Exemplo: umas maçãs. Se for o caso, podemos utilizar “apples”
sem artigo nenhum.
Quando
se usa “a” e o “an”?
Dependo
do som que se inicia na palavra (ideia) que quer se indefinir.
a – usa-se antes de
palavras que possuem som de consoante.
Exemplos: a red
apple, a mouse,
a chair;
an – usa-se antes de
palavras que iniciam com som vocálico, ou seja, som de vogais. Exemplos: an orange,
an eye,
an ear;
Obs.:
no inglês tem palavras que se iniciam com a letra “h”
e possuem som de “rr”, sendo assim
estas palavras pedem o artigo indefinido “a”
(a house). Há também palavras que se
iniciam com “h” mudo, portanto o artigo
indefinido a ser usado é o “an”
(an honest man).
Exceção:
Em palavras iniciadas
pela letra “u”, mas esse “u” possuir som de “yu”, vamos considera-la
como som de consoante. Sendo assim o artigo indefinido a ser usado é o “a” (a universe).
To be
O
verbo to be no presente possui três
formas: am, are e is.
O
am é sempre acompanhado do pronome pessoal I (eu). Se eu quiser falar “eu sou um
estudante” ou “eu estou em casa”, fica assim:
I am a
student.
I am at
home.
O
“are” é utilizado na segunda pessoa, ou
seja, a pessoa com quem estou conversando, falando ou ouvindo diretamente. Mas
também posso utilizar o “are”
pra todas as pessoas do plural. Ou seja, se preciso utilizar o to be
e estou conversando ou me referindo com mais de uma coisa ou pessoa, não
tenha dúvidas, utilize o “are”.
You are my friend. (Você é meu amigo)
You are my parents. (Vocês são meus pais)
We are
happy. (Nós somos felizes)
They are
there. (Eles estão lá)
Ana Paula and
Pedro are here. (Ana
Paula e Pedro estão aqui)
Resumindo,
utilizamos o are
com os pronomes You (singular e no plural), We (nós), They (Eles ou elas) e também quando aparecer o nome de
uma ou mais pessoas (terceira pessoa do plural – aquelas pessoas ou coisas a
que se referimos dentro de um diálogo ou texto)
“Is” – Corresponde às palavras (verbos
conjugados no presente) “é” e “está”. “O garote é alto” “A garota está
doente”. Utilizamos o “is”
apenas na terceira pessoa do singular (o assunto do texto, da transmissão ou do
diálogo). Se eu estou conversando com alguém sobre o jogo de futebol de ontem,
“o jogo de futebol” é a terceira pessoa. Se eu estou ouvindo alguém falar sobre
a vizinha de fulano, “a vizinha de fulano” é a terceira pessoa.
He is an old
man. (Ele é um homem velho)
André is there! (O
André está lá!)
It is my dog (Ele
[isto] é o meu cachorro)
Resumindo:
Podemos utilizar o “is” acompanhado dos pronomes
pessoais he,
she e it ou
também de nome de uma pessoa, animal ou objeto, desde que
seja apenas um (1). Então “Is”
somente para sentenças no singular. Very easy! (Muito fácil)
Observem
que pra se trabalhar com to be em forma de
pergunta, nós passamos o verbo pra frente do sujeito. Já na negação é só
acrescentar a partícula “not”
depois do to be.
I am a doctor.
Am I a doctor?
I am not a doctor.
He is a dentist.
Is he a dentist?
He is not a dentist.
is + not = (isn´t) = He isn’t a
dentist.
She is an artist.
Is she an artist?
She is not (isn´t) an artist.
They are my friends.
Are they my friends?
They are not my friends.
are + not = (aren´t) = They aren’t friends.
Assista a primeira aula do
projeto Projovem Inglês do Governo Federal. É bem dinâmico e vai acrescentar
muito no seu aprendizado.
Pronomes Demonstrativos
This – (este – este – esta
- isto)
This pencil is red.
This is new blog.
That – (AQUELE – AQUELA –
AQUILO – ESSE – ESSA – ISSO)
That book on her table is mine.
That is our chance!
These – (estes – estas)
These computers are new.
I need these magazines on the lower shelf.
Those – (aqueles – aquelas
– esses – essas)
Those cars are expensive.
Those are good men.
Exercise
Change to plural
form:
a) This bird is ugly. (These birds are ugly.)
b) b) That cookie is delicious. (_____________________)
c) This
boat is small. (_____________________)
d) That
elephant is big. (_____________________)
e) This
actor is famous. (_____________________)
Change to singular
form:
a) These hats are magic. (This hat is magic.)
b) Those cars are bad. (_____________________)
c) These computers are new. (_____________________)
d) Those rabbits are cute. (_____________________)
e) These pies are good. (_____________________)
Possessive Adjectives
Essa classe de palavras sempre vem acompanhada de um
substantivo. É um tipo de adjetivo que passa a ideia (qualidade) de posse. Veja
a tabela:
I
|
my
|
That is my
pencil.
Aquela é a minha
caneta.
|
you
|
your
|
What’s your name?
Qual é o teu
nome?
|
he/she/it
|
his/her/its
|
His car is new./
Those are her brothers.
O carro dele é
novo./ Aqueles são os irmãos dela.
|
we
|
our
|
Welcome to our English
class!
Bem vindo a nossa
aula de inglês!
|
you
|
your
|
What are your
addresses?
Quais são os teus
endereços?
|
they
|
their
|
Let’s follow their
plan.
Vamos seguir o
plano deles.
|
my = adjetivo possessivo
pencil = substantivo
Exercise
Complete with
possessive adjectives:
a) Jim is from New York and _his_
teacher is from New Jersey.
b) Maria is from Mexico and ____ doctor is from California.
c) I am from São Paulo and ____ mother is from Campinas.
d) Mark and Kenny are American and ____ friends are Brazilian.
e) Pierre and I are French and ____ uncle is English.
f) Tom and you are engineers and ____ phone number is 5658-9687.
g) Ana and ____
teacher are from Santos.
Para finalizar assista a segunda aula do projeto "ProJovem Inglês":
Para finalizar assista a segunda aula do projeto "ProJovem Inglês":
Importante: Anote no caderno
todo conteúdo marcado assim:
Simple Present
Nós usamos o presente simples para tencionar o verbo de
uma forma que passa a ideia de algo que fazemos com uma determinada frequência ou
pelo menos costumamos a fazer.
For example:
Marcos eats chocolate. (Marcos come chocolate – Isso não
significa que esteja comendo chocolate agora, mas ele gosta de chocolate).
She drinks orange juice. (Ela
bebe suco de laranja – Isso não quer dizer que ela necessariamente esteja
bebendo o suco agora, mas ela costuma fazer isso).
De uma forma geral podemos conjugar os verbos
acrescentando a letra “s”
na terceira pessoa do singular. Nas outras pessoas o verbo mantem a forma
infinitiva.
I eat apple pie.
You drink soda.
Luis drinks lemonade. / Mary eats orange pie. / It eats pet food.
We drink water.
You eat vegetables.
They eat fruits.
Se compararmos com o português fica claro que conjugar os
verbos em inglês é muito mais simples.
Existem verbos em inglês que para conjugar na terceira pessoa
do singular é um pouco diferente. Por exemplo, o verbo “to study” (estudar) na terceira
pessoa fica: He studies math every days. (Ele estuda matemática todos os dias).
Notaram que study na terceira pessoa muda para studies.
Entre outros verbos em que a modificação na terceira
pessoa do singular é diferenciada destaco mais este: “to have” o verbo ter no sentido
de possuir.
I have a big hat
and he has a small hat.
(Eu tenho um chapéu grande e ele tem um
chapéu pequeno). Observaram que o primeiro verbo em destaque mantem o formato
original (infinitivo – have) e o segundo, por estar na terceira
pessoa do singular passa para “has”.
I have – You have –
He/She/It has – We have –
They have
Segue abaixo uma sequencia de vídeos que explicam como formular perguntas e negações com o "Simple Present":
Segue abaixo uma sequencia de vídeos que explicam como formular perguntas e negações com o "Simple Present":
Present Continuous
O “Present Continuous” passa a ideia de algo que esteja acontecendo
agora. Para isso vamos precisar:
Verb to be + Main verb with “ing”
(Verbo estar + Verbo
principal com “ing”).
She is drinking water
now.
(Ela está
bebendo água agora).
I am talking with
you!
(Eu estou
falando com você!).
We are eating fruits now.
(Nós estamos
comendo frutas agora).
Segue abaixo uma sequencia de vídeos do "ProJovem Inglês":
Simple Past
É o tempo verbal que passa a
ideia das coisas que já aconteceram e estão presas ao passado. É muito fácil
conjugar, pois possui o mesmo formato para todas as pessoas: I played,
he played,
they played
(eu joguei, ele jogou, eles jogaram)... Para formar o passado simples nós
precisamos acrescentar “ed”
no final dos verbos regulares.
Os verbos irregulares
possuem formas diferentes, sendo assim, se faz necessário consultar uma lista
de verbos irregulares:
Simple Present: I eat eggs every morning. (Eu como ovos todas as manhãs).
Simple Past: I ate eggs last morning. (Eu comi ovos na última manhã).
No exemplo acima o verbo
“(to) eat”
é irregular e possui sua forma no passado “ate”.
Verb
|
Past Simple
|
arise
|
arose
|
babysit
|
babysat
|
be
|
was / were
|
beat
|
beat
|
become
|
became
|
bend
|
bent
|
begin
|
began
|
bet
|
bet
|
bind
|
bound
|
bite
|
bit
|
bleed
|
bled
|
blow
|
blew
|
break
|
broke
|
breed
|
bred
|
bring
|
brought
|
broadcast
|
broadcast
|
build
|
built
|
buy
|
bought
|
catch
|
caught
|
choose
|
chose
|
come
|
came
|
cost
|
cost
|
cut
|
cut
|
deal
|
dealt
|
dig
|
dug
|
do
|
did
|
draw
|
drew
|
drink
|
drank
|
drive
|
drove
|
eat
|
ate
|
fall
|
fell
|
feed
|
fed
|
feel
|
felt
|
fight
|
fought
|
find
|
found
|
fly
|
flew
|
forbid
|
forbade
|
forget
|
forgot
|
forgive
|
forgave
|
freeze
|
froze
|
get
|
got
|
give
|
gave
|
go
|
went
|
grow
|
grew
|
hang
|
hung
|
have
|
had
|
hear
|
heard
|
hide
|
hid
|
hit
|
hit
|
hold
|
held
|
hurt
|
hurt
|
keep
|
kept
|
know
|
knew
|
lay
|
laid
|
lead
|
led
|
leave
|
left
|
lend
|
lent
|
let
|
let
|
lie
|
lay
|
light
|
lit
|
lose
|
lost
|
make
|
made
|
mean
|
meant
|
meet
|
met
|
pay
|
paid
|
put
|
put
|
quit
|
quit
|
read
|
read
|
ride
|
rode
|
ring
|
rang
|
rise
|
rose
|
run
|
ran
|
say
|
said
|
see
|
saw
|
sell
|
sold
|
send
|
sent
|
set
|
set
|
shake
|
shook
|
shine
|
shone
|
shoot
|
shot
|
show
|
showed
|
shut
|
shut
|
sing
|
sang
|
sink
|
sank
|
sit
|
sat
|
sleep
|
slept
|
slide
|
slid
|
speak
|
spoke
|
spend
|
spent
|
spin
|
spun
|
spread
|
spread
|
stand
|
stood
|
steal
|
stole
|
stick
|
stuck
|
sting
|
stung
|
strike
|
struck
|
swear
|
swore
|
sweep
|
swept
|
swim
|
swam
|
swing
|
swung
|
take
|
took
|
teach
|
taught
|
tear
|
tore
|
tell
|
told
|
think
|
thought
|
throw
|
threw
|
understand
|
understood
|
wake
|
woke
|
wear
|
wore
|
win
|
won
|
withdraw
|
withdrew
|
write
|
wrote
|
Caso tenhas necessidade de conhecer o significado ou a
tradução dos verbos utilizados neste post, utilize os serviços de tradução do
google.
Existe um grupo de verbos que podem ser irregulares, mas
possuem (ou podem ser usados) com a forma de um verbo regular, ou seja,
acrescentando “ed”.
Verb
|
Past Simple
|
burn
|
burned OR burnt
|
dream
|
dreamed OR dreamt
|
learn
|
learned OR learnt
|
smell
|
smelled OR smelt
|
Por fim mais outro grupo de verbos irregulares. Estes
possuem a mesma forma do infinitivo.
Verb
|
Past Simple
|
bet
|
bet
|
broadcast
|
broadcast
|
cut
|
cut
|
hit
|
hit
|
hurt
|
hurt
|
let
|
let
|
put
|
put
|
quit
|
quit
|
read
|
read
|
set
|
set
|
shut
|
shut
|
spread
|
spread
|
Interrogative Form and Negative
Form:
Para utilizar uma frase no passado em forma de pergunta
basta utilizar o verbo o auxiliar “did”, passar o verbo para o infinitivo (o
mesmo formato do presente simples) e é lógico, não se esquecer do ponto de
interrogação.
I studied English
yesterday. (Eu estudei inglês ontem). Verbo: To study
Did I study English yesterday?
She bought a beautiful hat. (Ela comprou um lindo chapéu). Verbo: to buy
Did she buy
a beautiful hat?
Na negativa nós utilizamos o “did” + “not” antes do verbo = didn’t.
Isso vale para todas as pessoas:
She didn’t
buy a beautiful hat. (Ela não comprou um
chapéu bonito.)
Simple Future
Para formar o futuro simples basta colocar “will”
antes do verbo.
I will play soccer next week. (Eu
jogarei futebol na próxima semana)
She will drink water after the
game. (Ela beberá água após o jogo)
Para formular uma pergunta com o futuro é só inverter a
posição do “will”
com o sujeito da frase, assim como nós fazemos com o “to be”:
Will Mary do her homework? (Mary
fará sua lição de casa?)
Para negarmos nós acrescentamos a partícula “not” após o “will”:
Mary will not do her
homework. ( Mary não fará sua lição de casa.)
Podemos e devemos contrair:
will + not =
won’t.
Mary won’t do her homework.
Future: going to
Para formar o futuro das coisas, digamos mais certas e
planejadas nós precisamos:
to be
(conjugado
no presente) + going to + verbo principal
Mary is going to do her homework. (Mary vai fazer sua lição de casa.)
I’m going to play soccer next week. (Eu
vou jogar futebol na próxima semana).
Pra finalizar:
Interrogatiove Form (Am I going to
play soccer?)
Negative Form (I’m not going
to play soccer.)
O vídeo a seguir será importante para o dia da prova. Assista ele quantas vezes forem necessárias:
Treine para a prova!!! (Exercícios respondidos)
1) Coloque as
frases no plural. Preste atenção nos pronomes e verbos!
a) You are a teacher.
You are teachers.
b) He is a farmer. (farmer = fazendeiro,
agricultor)
They are farmers.
2) Use the correct article (a or an):
an orange
a teacher
a
banana an
honest person
3) Put the sentences in the interrogative and
negative forms:
a) I am an English teacher.
Am I an English teacher?
I am not a English teacher.
b) They travel to Sao Paulo every weekend.
Do they travel to São Paulo every
weekend?
They don’t travel to São Paulo every
weekend.
c) They bought magazines on Sunday. (“bought”
é o passado de “buy” = verbo comprar)
Did they buy magazines on Sunday?
They didn’t buy magazines on Sunday.
O vídeo a seguir será importante para o dia da prova. Assista ele quantas vezes forem necessárias:
Obs: A prova será baseada
nesses 3 exercícios e no vídeo acima. Bons estudos!
nossa muito bacana,antes do camps minha vida era so estudar e no futuro proximo trabalhar,agora vejo que pra trabalhar é presiso de mas complemento.e esse complemento e uma ferramenta que devemos levar para toda a vida,que é a lingua inglesa.quem abriu meus olhos foi o camps com a copetencias de seus trabalhadores de sua area.
ResponderExcluirCom esse blog fica muuuuuuito mais facil aprender, valeu professor
ResponderExcluirfoi muito útil,para mm estudar....
ResponderExcluirobrigado professor joão.
só queria que o senhor reprisasse esse vídeo na sala antes da prova...
seria muito bom,mas a ajuda já foi bem vinda.
thanks,teacher!!
Brigada Professor , ajudou bastante ... TURMA 20 \O/ Michelle aqui
ResponderExcluirTambém gostaria que o senhor reprisasse o vídeo na sala antes da prova, seria ótimo para lembrar as palavras!!!
ResponderExcluirAchei bem legal , essa história de ter um blog , eu mesmo , consegui entender melhor com o blog , do que em sala de aula !
ResponderExcluirThanks , Teacher !